sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Musculação

Todos os homens e mulheres acima dos 45 anos, após um exame médico minucioso e regular, anual (no mínimo), deveriam se dedicar a alguma atividade física. Não apenas como uma forma curativa qualquer, mas como uma atitude preventiva. O mundo da educação física tem apresentado muitas alternativas para nós, os cinquentões, sessentões e, também, aos septuagenários e, porque não, aos octogenários. Temos a caminhada (deixe a corrida de lado, um conselho...), a ginástica (muitos nomes nas academias, jump, aeróbica... procure aquelas com menor impacto nas articulações), os alongamentos, a musculação (minha escolha, estou achando ótimo levantar sem dores nas costas, nas pernas, nos braços, na nuca...), a natação (ótima para quem não tem rinite), a hidroginástica, a dança (não só de salão), yoga. Sei lá, vá procurar o que melhor se adapata ao seu corpo, personalidade e capacidade de resistir a tentação de não fazer nada.
Claro, que tudo acompanhado por uma alimentação saudável e, também, com a orientação de um professor de educação física. O abastecimento tem que ser equilibrado entre as farinhas, as carnes magras, as verduras, legumes e frutas. Muito líquido. Eu, particularmente, tenho a minha fórmula. Mantenho sempre um garrafa de água geladinha (1litro) me esperando. Costumo espremer um limão e misturo com essa água (importante: não adicione açúcar). Ao iniciar e terminar minhas atividades físicas bebo dessa sopa benta. Encontre a sua fórmula, é importante repor os líquidos perdidos durante a sua atividade escolhida.
Alguns e algumas de nós, ainda têm escolha.
O mundo ainda não conseguiu apresentar alternativas para aqueles homens e mulheres que passaram a sua vida produtiva nas nossas ruas varrendo, capinando, juntando lixo. Burros de carga. Outros entram em nossas casas para os pequenos consertos, enquanto senhoras cuidam das nossas crianças e casas. Para esses, ainda não encontramos alternativas possíveis.
Mas você, está aí definhando na preguiça, por quê? Não tem tempo? Não tem vontade? Amanhã... hoje, não?
Desçam da cadeira do papai e da mamãe. É fácil!
Depois da empreitada voltem para a sua cadeira de balanço e tomem um bom chimarrão (quase nada de quente!).

Nenhum comentário: