domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mortadelas

Vá devagar: têm muito sal e aditivos

Você pode consumir, mas moderadamente.
Os aditivos podem prejudicar a saúde e o bolso.
Para ler mais, vá até o endereço eletrônico da ProTeste, revista da Associaçào Brasileira de Defesa do Consumidor, http://www.proteste.org.br/
Lendo o artigo da revista, fevereiro de 2009, sobre as mortadelas, descobri que não tenho tanta vontade assim de comer carnes de diferentes animais de açougue (vaca, porco, galinha, etc... esse etecetera me deixou preocupado), até 60% de carnes mecanicamente separadas (podendo conter restos de ossos e outros... novamente, voltei a me preocupar), miúdos comestíveis (estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos... gente, não sei de vocês, mas eu não sabia) e pode ter, ainda, (meu Deus, tem mais!) pele e tendões (no limite máximo de 10%... eu estou no meu limite) e gorduras.
Os fosfatos que naturalmente estão presentes na carne, são também adicionados com o objetivo de aumentar a capacidade de retenção da água. Na opinião da revista o uso de fosfato é enganoso e dispensável, pois faz a retenção artificial da água. Faz com que a carne fique mais pesada, ou seja, acaba pesando no bolso do consumidor.
E prefira comprar a peça inteira para fatiar em casa. Acharam, em todos os supermercados pesquisados, indícios de falta de higiene na manipulação do produto ou manutenção em condições impróprias.
Tem mais pessoal, leiam a reportagem completa ou se associem.
No endereço acima, os associados vão encontrar os resultados da pesquisa. A revista aponta A Melhor do Teste e a Escolha Certa (aquela que tem a melhor relação qualidade/preço).
Vou adiantar os resultados para vocês: A melhor do teste foi a mortadela Aurora (R$4,10 a R$7,40). E o título de a escolha certa vai para a Sadia Sadilar (R$3,50 a 6,30).

Nenhum comentário: