sábado, 12 de julho de 2008

O desuso do professor

Lembro da discussão de alguns anos, não tantos que não possa lembrar, mas o suficiente para que possa reavaliar os caminhos percorridos do uso do computador em nossas escolas. A grande dúvida era se o seu uso colocaria o professor em desuso ou num incômodo segundo plano. Ficamos na defensiva e afastados das decisões que foram se estabelecendo entre aqueles que foram se apropriando desta nova tecnologia. Estes professores mais agressivos e perceptivos aos sinais de mudança nos hábitos do cotidiano da leitura, e da maneira como as relações e comunicação estavam acontecendo, estão construindo uma estrada de tentativas e acertos na ligação entre o passado e o novo no ato de escrever e ler.

Um comentário:

ANA FORNOS disse...

Acredito na informática como uma ferramenta importante para a construção de uma escola inclusiva e cidadã, pois pode cumprir, em alguns momentos, o papel de mediação no processo de aprendizagem, onde as crianças e os adolescentes vão descobrindo suas possibilidades e potencialidades. A aprendizagem se dá pela riqueza das interações sociais. Acredito que podemos incluir as "navegações pela informática" como espaços de interação, potencializadores de aprendizagem significativa.